Brasil: nove deputados já lançaram candidatura à presidência da Câmara

Fonte: Wikinotícias

28 de janeiro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Nove (09) deputados já disputam a presidência do Senado este ano. A votação deve acontecer no próximo dia 1º de fevereiro.

Os concorrentes são: Arthur Lira, do PP de Alagoas; Baleia Rossi, do MDB de São Paulo; Luiza Erundina, do PSOL de São Paulo; Marcel Van Hatten, do Novo do RS; Alexandre Frota, do PSDB de São Paulo; André Janones, Avante de Minas Gerais; Capitão Augusto, do PL de São Paulo; Fábio Ramalho, do MDB de Minas Gerais; e General Peternelli, do PSL de São Paulo.

Maia critica tentativa de interferência de Bolsonaro na eleição

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou a interferência do Palácio do Planalto na eleição para a Mesa Diretora da Casa, que ocorrerá no próximo dia 1º de fevereiro. Segundo ele, o governo tem feito promessas de emendas orçamentárias aos parlamentares que não serão cumpridas, em razão do teto de gastos e da crise fiscal do País. Mais cedo, o presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou que iria interferir na eleição da presidência da Câmara. Maia criticou a declaração e defendeu a independência do Parlamento. Rodrigo Maia apoia o candidato deputado Baleia Rossi (MDB-SP) para sua sucessão.

“É um alerta aos deputados e deputadas que a intenção do presidente é transformar o Parlamento num anexo do Palácio do Planalto, o que enfraquece o mandato de cada deputado e deputada e o protagonismo da Câmara nos debates com a sociedade”, disse.

Maia alertou que o governo não tem maioria no Congresso e quer formar maioria apenas para o processo eleitoral. Segundo ele, a interferência do governo terá sequelas. Na avaliação de Maia, na execução do Orçamento é preciso o mínimo de organização e compromisso republicano e democrático.

“A forma com o governo quer formar maioria não vai dar certo, porque essas promessas não serão cumpridas em hipótese alguma. Não há espaço fiscal”, criticou Maia. “Todos estão legitimados para exercer suas funções, nenhum parlamentar pode ser prejudicado por ser a favor ou contra o governo”, prosseguiu.

Fontes