Brasil: governo anuncia Plano de Retomada do Turismo

Fonte: Wikinotícias

5 de setembro de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O governo do Brasil anunciou um plano para o setor de turismo, ele se concentra em dois eixos: a restauração da segurança e do emprego.

Uma das ações previstas é incentivar o turismo rodoviário e criar novas regulamentações e regras para o setor. Por exemplo, o governo federal quer se preparar para programas de franquia de rodovias interestaduais, intermunicipais e urbanas em todo o país. A ideia era modernizar essas estruturas para melhor atender os visitantes.

O Ministério do Turismo anunciou que fará uma revisão da legislação sobre a circulação de turistas no Brasil e a reestruturação de turistas em parques nacionais e estaduais por meio de concessões à iniciativa privada. O Plano Nacional de Recuperação do Turismo também incentiva os estados a participarem de atividades que proporcionem ou gerem negócios.

“Por meio dessa ferramenta, será possível, por exemplo, ver aonde os investidores podem colocar dinheiro, como investir, qual destino está mais bem preparado, qual local pode receber um grande investimento. Vai ser um mapa do Brasil onde o investidor vai encontrar todas as informações de forma sistematizada”, disse o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, do Ministério do Turismo, Willian França.

“O Brasil ainda tem muito a crescer, a melhorar na qualificação dos prestadores de serviço. Isso vale, desde o empreendedor, o guia de turismo, o garçom, até a camareira e a recepcionista”, disse o secretário.

Também foi anunciado a criação de um selo. “Esse selo significa que o empreendimento tomou todas as medidas para evitar a disseminação, a contaminação do vírus, para que o turismo se sinta seguro para voltar a consumir. O Brasil foi o décimo a lançar a iniciativa e já temos hoje mais de 20 mil selos emitidos. E a nossa meta é alcançar 50 mil selos até o início do verão”, acrescentou o secretário.

Segundo o secretário Willian França, o turismo tem sido um dos mais impactados pela pandemia. “O turismo hoje vive uma crise sem precedentes, porque foi o primeiro setor a ser afetado e, pelos estudos que temos, será o último a se recuperar plenamente”, disse.

Notícia Relacionada

Fontes