Brasil: comunidades terapêuticas poderão acolher jovens entre 12 e 18 anos

Fonte: Wikinotícias

7 de julho de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad) se reúne nesta segunda-feira (6) para discutir de forma inusitada o que vai ajudar o país a combater as drogas e a dependência química.

Os tópicos discutidos incluíram regulamentos comunitários de tratamento para o acolhimento de jovens entre 12 e 18 anos. Os documentos aprovados prevêem a participação voluntária com autorização prévia por escrito de um dos pais ou responsável legal.

Somente adolescentes que usam, abusam ou dependem de álcool e outras drogas, foram previamente avaliados pelas redes de saúde, devem ser acolhidos. Vale ressaltar que todas as garantias do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) são respeitadas.

O secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro, explicou que são realizados testes: “não é mais possível que essa situação seja explorada de maneira ideológica por grupos que querem liberar a cannabis no Brasil. Não se pode aceitar que a sociedade seja enganada por grupos de interesse que querem explorar um eventual mercado da cannabis. O uso terapêutico restrito de uma única molécula não pode ser usado como ponta de lança para a liberação dessa droga no país” declarou Cordeiro.

Fonte