Brasil: cantora Vanusa morre em São Paulo

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

8 de novembro de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

A cantora Vanusa, ícone musical no Brasil nos anos 60 e 70, morreu esta madrugada na cidade de Santos, em São Paulo, aos 73 anos de idade. Segundo informações da imprensa, ela foi encontrada sem sinais vitais pelas 5h30min da madrugada por um dos atendentes do lar de idosos onde vivia, devido a diversos problemas de saúde, inclusive demência, que precisavam de monitoramento constante. A causa da morte declarada foi "insuficiência respiratória".

Vanusa estava sob guarda de um de seus filhos, Rafael Vanucci, que fazia atualizações sobre o estado da mãe e respondia aos fãs constantemente em seu Instagram.

Problemas de saúde

Em março de 2009, ao participar de um evento na Assembleia Legislativa de São Paulo, Vanusa cantou o Hino Nacional Brasileiro de forma desafinada e errada. Mais tarde alegou a má interpretação por estar sob a ação de um remédio contra labirintite. No ano seguinte, a cantora voltou a ter problemas em outra apresentação, ao cantar em Manaus. Ela errou a letra de Sonhos de Um Palhaço e para compensar o equívoco cantou um trecho de Como Vai Você.

Em setembro de 2020, a cantora foi internada na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital dos Estivadores, em Santos, após ter apresentado quadro de pneumonia. Teve alta depois de 32 dias de internação. Vanusa sofria de diversas doenças, como uma síndrome demencial, semelhante ao mal de Alzheimer, e diversos dos problemas foram causados por um histórico de depressão pelo qual a artista passou durante a década de 2000, que a tornou dependente de remédios e bebidas alcoólicas.

Morte repercute entre famosos

A jornalista e apresentadora Sônia Abrãão usou suas redes sociais para noticiar a morte da cantora (veja aqui).

Já a política gaúcha Manuelda D'Ávila usou o Twitter para escrever: "hoje o Brasil perde uma grande mulher e cantora. Um abraço solidário aos familiares de Vanusa" (acesse aqui).

Os grandes sucessos

Seu primeiro grande sucesso, ainda nos anos 1960, foi "Pra Nunca Mais Chorar". A música a fez participar do programa Jovem Guarda, da TV Record, em suas duas últimas edições.

Em 1968, gravou seu primeiro álbum, estreando ainda como compositora em três canções. Cinco anos depois, em seu quarto LP, já como contratada da gravadora Continental, lançou seu maior sucesso: "Manhãs de Setembro". Em 1975, lançou outro hit: "Paralelas", uma composição de Belchior. Em 1977, protagonizou ao lado de Ronnie Von a telenovela Cinderela 77, da Rede Tupi.

Ouça os maiores sucessos de Vanusa no site especializado Kboing (aqui)

Referência

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com