Brasil: assessor do Planalto utilizou contas falsas para ataques virtuais, aponta Facebook

Fonte: Wikinotícias

9 de julho de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O conselheiro especial do presidente Jair Bolsonaro, Tércio Arnaud Tomaz, foi nomeado pelo Facebook como responsável pelo uso de contas falsas na plataforma para facilitar ataques virtuais aos oponentes do presidente. Um inquérito realizado pelo Digital Forensics Lab do Atlantic Council em colaboração com o Facebook apontou que existe uma ligação direta entre o Tomaz e o programa de conta falsa na rede social.

Além do Tomaz, há mais cinco pessoas identificadas como participantes da divulgação de notícias falsas nas redes sociais. Elas servem ou ainda atuam como assessoras de bolsistas, inclusive um parlamentar Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

Na quarta-feira (8), o Facebook retirou nada menos que 88 contas e páginas vinculadas ao clã Bolsonaro, seus filhos, o presidente da República e pessoas vinculadas ao PSL, partido ao qual Bolsonaro estava vinculado quando foi eleito. Faz parte do chamado escritório do ódio, que usa robôs para espalhar notícias falsas. Notícias falsas descobertas pelo Facebook podem espalhar conteúdo que beneficia o governo Bolsonaro ou atacar oponentes.

Segundo o Facebook, essas contas estão em operação desde a eleição de 2018. As ações da plataforma identificaram e excluíram 35 contas, 14 páginas e um grupo (350 pessoas) e 38 contas do Instagram.

Para a deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), a importância da ação do Facebook de deletar dezenas de contas relacionadas à família do presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (8) está na confirmação do jornal da CPMI sobre notícias falsas. “Não só a as apurações sobre a existência de uma organização criminosa, mas da própria existência do ‘gabinete do ódio’, que é público e notório, mas que eles vinham negando”, dito pela parlamentar, integrante da comissão.

Fontes