Brasil: Senado aprova criação de comissão para acompanhar a busca do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista Dom Phillips
14 de junho de 2022
O Plenário do Senado aprovou a criação de uma comissão externa para acompanhar a busca do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, e investigar o aumento da criminalidade na região Amazônica.
O requerimento, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), determina senadores que integram a Comissão de Meio Ambiente, a Comissão de Constituição e Justiça e a Comissão de Direitos Humanos devem apurar as circunstâncias que envolvem o desaparecimento de Araújo e Phillips, ameaçados por invasores de terras indígenas ligados ao garimpo ilegal e ao narcotráfico.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, apontou para a gravidade da situação, que envolve ataques à população indígena da região. A comissão externa terá nove membros e prazo de 60 dias para apresentar suas conclusões.
- Entenda
Araújo e Philips foram dados como desaparecidos no dia 05 de junho passado e ontem houve rumores de que seus corpos tivessem sido encontrados, o que foi negado pelas autoridades brasileiras.
No domingo passado, pertences dos dois foram encontrados perto da casa de Amarildo Costa de Oliveira, que foi detido pela polícia.
Notícia Relacionada
Fontes
- Comissão externa do Senado vai ao Vale do Javari acompanhar busca de Bruno Pereira e Dom Phillips Fonte: Agência Senado — Senado Federal, 14 de junho de 2022
Conforme Política de Uso, a reprodução de matérias e fotografias é livre, desde que não haja descaracterização do conteúdo e mediante a citação da Agência Senado como fonte e do autor. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |