Brasil: Lula e Bolsonaro disputarão 2º turno das eleições presidenciais de 2022

Fonte: Wikinotícias

2 de outubro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As eleições transcorreram de forma tranquila no domingo de 2 de outubro, sendo que a tarde, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, opinou durante coletiva de imprensa que "a sociedade brasileira está demonstrando maturidade democrática, o que já era esperado pela Justiça Eleitoral".

Os primeiros resultados da apuração saíram por volta das 17h10, com Bolsonaro liderando a votação com quase 7% da preferência. No entanto, quando cerca de 73% dos votos estavam apurados no Brasil, Lula ultrapassou o atual presidente e chegou, finalmente, à diferença de pouco mais de 5%, liderando a corrida rumo ao 2º turno, que acontecerá no final do mês. Lula teve ~57 milhões de votos, enquanto Bolsonaro teve ~51 milhões.

20,9% dos eleitores aptos a votar se abstiveram, segundo o TSE.

Governadores já eleitos

Diversos estados resolveram eleger o governador já no 1º turno. Foram reeleitos Gladson Cameli no Acre, Ibaneis Rocha no Distrito Federal, Ronaldo Caiado no Goiás, Carlos Brandão no Maranhão, Mauro Mendes no Mato Grosso, Romeu Zema em Minas Gerais, Hélder Barbalho no Pará, Ratinho Jr. no Paraná, Cláudio Castro no Rio de Janeiro, Fátima Bezerra no Rio Grande do Norte, Antonio Denarium em Roraima e Wanderlei Barbosa no Tocantins.

Já Clésio Luís no Amapá, Elmano de Freitas no Ceará e Rafael Fonteles no Piauí venceram o pleito pela primeira vez.

Estados com segundo turno

Os estados onde haverá segundo turno são Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe.

Figuras bolsonaristas eleitas

Elegeram-se senadores Marcos Pontes, Damares Alves e Sérgio Moro, que foram ministros do governo Bolsonaro. Moro, apesar de ter saído de forma controversa, havia declarado apoio a Bolsonaro dias atrás.

Também se elegeu senador o ex-vice-presidente Hamilton Mourão.

Referências

Fontes