Brasil: Com pautas golpistas, bolsonaristas vão às ruas em 22 capitais

Fonte: Wikinotícias

7 de setembro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Nessa terça-feira (7), os protestos contra e em apoio ao governo do presidente Jair Bolsonaro marcam o feriado da independência do Brasil. Essas ações ocorreram durante o conflito entre a Presidência da República e o Supremo Tribunal Federal (STF), bem como a queda da popularidade e avaliação do governo Bolsonaro e a severa crise econômica.

O presidente pediu ações pró-governo para ameaçar os mais altos ministros do Congresso com uma agenda antidemocrática, exacerbando as tensões.

Na sexta-feira passada, Bolsonaro afirmou sem nome que a manifestação pró-governo seria um "ultimato" a duas pessoas que "usam o poder" para se opor a ele. Em Brasília, a avaliação é que ele se refere aos ministros do STF, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.

Também na sexta-feira, Bolsonaro rejeitou a hipótese de dar início a um golpe. "Disseram que eu quero dar um golpe. São idiotas e eu sou o presidente", disse o presidente a simpatizantes que se reuniram em frente ao Palácio do Planalto sem máscaras para proteger a COVID-19.

Bloqueio de manifestantes na Esplanada

Na noite desta segunda-feira (6), um grupo de apoiadores de Jair Bolsonaro conseguiu romper o bloqueio de segurança armado pelo Governo do Distrito Federal na Esplanada e entrou no local com carros e caminhões. Uma manifestação está sendo realizada desde das primeiras horas da manhã dessa terça-feira.

Como medida de precaução, a circulação neste local foi restringida desde a madrugada de segunda-feira. Apenas pedestres podem atravessar a rua.

Temendo as manifestações marcadas para terça-feira, a Suprema Corte reforçou a segurança de seus ministros. O tribunal encerrou o expediente na véspera do feriado para "promover medidas de segurança".


Fonte