Saltar para o conteúdo

Brasil: Biblioteca Nacional promove o primeiro seminário sobre a Seção de Iconografia

Fonte: Wikinotícias
Fachada iconográfica da Biblioteca Nacional do Brasil de 1910

6 de outubro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – realizará no dia (09), quarta-feira, a partir das 14h, o evento “Por dentro da Iconografia – história, acervo e tratamento técnico”, primeiro seminário dedicado à Seção de Iconografia da instituição. O seminário é gratuito e será realizado no Auditório Machado de Assis, na Biblioteca Nacional, no Centro do Rio, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

O evento apresentará a história da seção que armazena e preserva o maior patrimônio de imagens do Brasil: são mais de 250 mil obras, incluindo gravuras raras, fotografias históricas e fundos arquivísticos que reúnem imagens e documentação correlata de diferentes períodos históricos. As peças mais icônicas do acervo serão apresentadas ao público, durante as quatro mesas que comporão o seminário.

O presidente da FBN, Marco Lucchesi, participará da mesa de abertura, que será mediada pela coordenadora de Acervo Especial, Mônica Carneiro. Em seguida, a chefe da Seção de Iconografia, Diana Ramos, fará uma breve apresentação da história e do perfil do setor. As mesas temáticas serão comandadas pelas técnicas em documentação da Seção de Iconografia. A primeira mesa, “Gravura e Iconografia”, destacará a gravura, uma das mais tradicionais técnicas de impressão de imagens. Sonia Caldas traçará um panorama da gravura brasileira, enquanto a Juliana Uenojo tratará das gravuras estrangeiras do acervo iconográfico, questionando as categorizações que se aplicam a essa segmentação.

Na sequência, a mesa “Arquivo e Iconografia” discutirá a relação entre os fundos arquivísticos e a Seção de Iconografia. Lorrane Sezinando, com sua experiência na Coleção Alair Gomes, e Tatiane Cova, com o Arquivo Brício de Abreu, apresentarão suas perspectivas a partir da curadoria e tratamento técnico.

Encerrando o seminário, a mesa “Fotografia e Iconografia” tratará da técnica e do suporte mais requisitado e reproduzido pelos usuários da seção. Valéria Cysneiros abordará a relevância do documento fotográfico na Seção de Iconografia, enquanto Kesiah Pinheiro encerrará o evento com uma apresentação sobre as fotografias da Coleção Teresa Cristina Maria, que reúne verdadeiros tesouros da técnica revolucionária de produção de imagens.

“A motivação e a temática deste primeiro seminário estão ancoradas em nossa rotina de tratamento técnico e atendimento ao público. Somos constantemente surpreendidos pela reação do nosso público ao descobrir a existência de determinados materiais, suportes e temas que compõem o acervo iconográfico da Biblioteca Nacional. Preparamos um seminário que pretende apresentar esta Seção pelos servidores que trabalham com esse acervo especial e que atendem às mais diversas demandas acerca dele”, afirma Diana Ramos.