Botswana libera caça aos elefantes, apesar do risco de extinção

Fonte: Wikinotícias

31 de março de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Autoridades de Botsuana anunciaram que a temporada de caça aos elefantes seguirá conforme planejado, apesar de um organismo de conservação mundial listar os elefantes africanos como ameaçados de extinção. O governo do país africano argumenta que sua população de elefantes - a maior do mundo - está crescendo muito rápido e levando ao conflito homem-vida selvagem.

A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) listou este mês os elefantes da savana da África como ameaçados de extinção e os elefantes da floresta como criticamente ameaçados, mas o Diretor de Vida Selvagem e Parques Nacionais de Botsuana, Kabelo Senyatso, disse que as caçadas autorizadas de elefantes começarão em 6 de abril conforme planejado. Senyatso disse também que seu governo usa a lista vermelha da IUCN como uma das ferramentas para implementar programas de conservação.

No entanto, ele disse que o último relatório da IUCN observa que a população de elefantes no país, de cerca de 130 mil, está crescendo, e não diminuindo, e que o país suspendeu a proibição da caça em 2019, principalmente para gerar renda sustentável para as comunidades e não como uma forma de controlar a população da espécie.

O co-presidente do Grupo de Especialistas em Elefantes da IUCN, Ben Okita-Ouma, disse que a lista vermelha se destina a orientar as autoridades quanto ao status de várias espécies. Ele disse também que o relatório da organização reconhece que existem alguns países onde as populações de elefantes estão prosperando. "Toda a população de elefantes da África diminuiu significativamente. Quando se trata de detalhes, há lugares que provavelmente estão indo melhor do que outros. Há lugares que exigem muito mais intervenção. Em lugares como KAZA estamos vendo que a população de elefantes da savana está bem " enfatizou.

KAZA é a abreviatura de Angola, Botswana, Namíbia, Zâmbia e Zimbabwe, lar das maiores populações de elefantes do mundo.

O conservacionista Neil Fitt disse que a mudança para declarar as duas espécies de elefantes (da savana e da floresta) como sob ameaça extrema está muito atrasada. No entanto, Fitt argumenta que Botsuana tem uma população de elefantes estável, o que significa que o país pode continuar com os seus programas de gestão da espécie. "Os de Botsuana e KAZA ainda são extremamente estáveis, se não aumentando na área geográfica. Não estou muito certo de como isso afetará a caça em Botsuana e na Namíbia. Normalmente a IUCN permite que os países gerenciem suas próprias populações desde que tenham dados científicos e se a população está aumentando ou estável ”, disse.

O Grupo de Especialistas em Elefantes Africanos da IUCN descobriu que nos últimos 50 anos os elefantes da savana diminuíram mais de 60%, enquanto os elefantes da floresta diminuíram alarmantes 86% em apenas três décadas.

A IUCN culpa a caça furtiva e a destruição do habitat pelo declínio das populações.

Fonte