Boris Johnson diz que Putin ameaçou ataque com mísseis em chamada
31 de janeiro de 2023
Em um novo documentário da BBC, o ex-primeiro-ministro britânico Boris Johnson diz que o presidente russo, Vladimir Putin, ameaçou o Reino Unido com um ataque de míssil. Johnson diz que a conversa ocorreu durante um telefonema antes da invasão de Moscou à Ucrânia em fevereiro do ano passado.
Johnson, no entanto, disse que não levou a fala a sério em sua ligação "extraordinária". “Ele estava apenas brincando com minhas tentativas de convencê-lo a negociar”, disse Johnson sobre Putin.
“É mentira”, disse um porta-voz do Kremlin a repórteres sobre a interpretação de Johnson da conversa telefônica. “Não houve ameaças de mísseis.”
Johnson também disse à BBC que tentou dissuadir Putin da invasão, dizendo-lhe que a Ucrânia não se juntaria à OTAN no "futuro previsível". Johnson também disse que disse ao líder russo que uma invasão da Ucrânia levaria a sanções ocidentais.
Johnson, que deixou o cargo no ano passado após uma série de escândalos, visitou Kiev várias vezes e telefonou com frequência para o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy.
Fontes
- ((en)) Redação. Boris Johnson Says Putin Threatened Missile Strike in Call — Voz da América, 31 de janeiro de 2023
Esta página está arquivada e não é mais editável. |