Bomba explode em Bogotá perto de albergue para desmobilizados da luta armada

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
LocationColombia.png

16 de julho de 2005

Um artefato explosivo colocado numa bicicleta estourou nesta sexta-feira (15) às 05h30 (10h30 UTC) no centro de Bogotá, perto de um albergue habitado por 20 ex-combatentes de grupos armados à margem da lei. Uma jovem de 23 anos ficou ferida.

A bicicleta tinha sido carregada com um cilindro de 5 quilos de explosivo. Fora a jovem que ficou ferida, as autoridades só reportaram danos materiais até agora. Elas tiveram que controlar a reação dos vizinhos do albergue, que reagiram contra a presença dos ex-combatentes no local.

O pároco da igreja de Santa Teresita, Francisco Javier Jaramillo, disse: "Esta é uma experiência com a qual a Colômbia não pode se acostumar a viver, e que temos que aprender a superá-la. Eu estava terminando de arrumar-me para ir à oração, ouvi o estalido e vi todos os vidros quebrados". A igreja se encontra localizada em frente ao lugar da explosão.

Muitos dos albergues dispostos pelo governo para alojar os desmobilizados das guerrilhas e dos paramilitares estão localizados em zonas residenciais, o que provoca freqüentes protestos dos cidadãos, devido a incidentes protagonizados pelos ex-combatentes ou por sua mera presença.

Fontes