Bola de canhão do século XVI é desenterrada na Escócia
13 de fevereiro de 2021
Arqueólogos acharam uma bola de canhão do século XVI em Edimburgo, Escócia. O velho objeto pode teria sido utilizado no ataque a uma igreja no Cerco de Leith, em 1560. As informações foram reveladas pelo portal local The Scotsman.
As escavações, que se iniciaram em 2019, seguem revelando mistérios do passado. Dessa vez o objeto desenterrado foi uma bola de ferro, medindo mais ou menos 11 centímetros de diâmetro. “Foi surpreendente e muito emocionante achar esta bala de canhão”, disse o arqueólogo do conselho municipal, John Lawson.
A bola encontrada ainda está sendo examinada para que sua datação seja feita corretamente, contudo os estudiosos crêem que ela seja da metade do século XVI. A edificação atacada é a Igreja Paroquial de South Leith, construída no século XV.
O Cerco de Leith terminou com a saída das tropas francesas de acordo com o Tratado de Leith, também conhecido como Tratado de Edimburgo.
Fontes
- ((en)) Cannonball fired at church during 16th-century siege uncovered beneath route of Edinburgh tram extension — The Scotsman, 13 de fevereiro de 2021
- ((pt)) Bola de canhão do século XVI é desenterrada na Escócia — Aventuras na História, 13 de fevereiro de 2021
Esta página está arquivada e não é mais editável. |