Blinken viajará para Colômbia, Chile e Peru

Fonte: Wikinotícias

1 de outubro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, viajará nos próximos dias a três países da América do Sul para fortalecer as oportunidades comerciais, além de discutir questões de direitos humanos e migração.

Blinken começará sua viagem em 3 de outubro na Colômbia, onde se reunirá com o presidente Gustavo Petro, a vice-presidente Francia Márquez e o chanceler Álvaro Leyva.

“As reuniões se concentrarão em nossas prioridades compartilhadas de apoiar governos democráticos fortes e respeito aos direitos humanos em todo o Hemisfério Ocidental, abordar a crise climática, apoiar os esforços regionais para lidar com a migração irregular e implementar uma abordagem holística para combater o tráfico de drogas”, disse o Departamento de Estado em uma comunicação escrita.

Blinken continuará sua viagem a Santiago do Chile em 5 de outubro, onde se reunirá com o presidente Gariel Boric e a ministra das Relações Exteriores Antonia Urrejola. Em sua agenda estarão questões de governança, oportunidades de investimentos bilaterais, segurança regional, direitos humanos e mitigação das mudanças climáticas.

Lá, ele também se encontrará com o Coordenador Nacional de Eletricidade do Chile e ex-alunos da Iniciativa Jovens Líderes das Américas, patrocinada pelos EUA.

Por fim, o secretário chegará a Lima, no Peru, no dia 6 de outubro, para liderar a delegação dos Estados Unidos à Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA). Este ano, o tema do evento é “Juntos Contra a Iniquidade e a Discriminação”.

Além de se reunir com o secretário-geral da OEA, Luis Almagro, o secretário Blinken se reunirá com o presidente do Peru, Pedro Castillo, e o ministro das Relações Exteriores, César Landa, para discutir maior segurança regional, questões de governança, meio ambiente e desenvolvimento econômico.

Fontes