Blinken viajará ao Caribe para conversar com chefes de Estado

Fonte: Wikinotícias

1 de julho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, iniciará na próxima semana um périplo pelo Caribe em que visitará as capitais de Trinidad e Tobago e Guiana, para participar de reuniões com os chefes de Estado de ambos os países.

Blinken iniciará sua viagem no dia 5 de julho em Port of Spain, Trinidad e Tobago, onde participará da reunião de chefes de governo da Comunidade do Caribe (CARICOM) e das comemorações dos 50 anos da organização internacional.

Esta visita, segundo informou Matthew Miller, porta-voz do Departamento de Estado, servirá para "aprofundar" a "visita histórica" ​​que a vice-presidente Kamala Harris fez às Bahamas em 8 de junho, na qual co-organizou o Encontro de Líderes dos EUA e do Caribe.

“O secretário de Estado Blinken abordará questões urgentes na região com chefes de governo representados”, disse Miller, incluindo o primeiro-ministro de Trinidad e Tobago, Keith Rowley, e o novo presidente da CARICOM e primeiro-ministro de Dominica, Roosevelt Skerritt.

Blinken continuará sua viagem em 6 de julho em Georgetown, Guiana, onde se encontrará com o presidente Mohamed Irgaan Ali, o ministro das Relações Exteriores, Hugh Todd, e membros importantes do gabinete.

Entre os temas que vão discutir, segundo Miller, estão “questões bilaterais de caráter prioritário, incluindo segurança alimentar e energética, e descarbonização, resiliência climática, migração regional e desenvolvimento de capacidades locais”.

Fontes