Saltar para o conteúdo

Blinken conclui viagem ao Oriente Médio sem trégua em Gaza; Israel e Hezbollah lançam ataques

Fonte: Wikinotícias

21 de agosto de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Nessa quarta (21), Antony Blinken, chefe da diplomacia americana, finalizou uma visita ao Oriente Médio sem avanços aparentes em direção a um acordo de paz em Gaza. Ele advertiu Israel e o Hamas de que a iniciativa dos EUA para um cessar-fogo representava possivelmente a única chance de alcançar a paz.

Foi a nona vez que o representante do governo esteve na região desde o início do confronto na Faixa de Gaza entre Israel e o Hamas, que começou após o ataque em 7 de outubro no sul de Israel.

Na visão dos Estados Unidos, interromper as hostilidades em Gaza teria o potencial de prevenir um conflito em larga escala na região, incluindo a hipótese de um ataque contra Israel por parte do Irã e seus parceiros, como o grupo Hezbollah, em resposta ao assassinato do líder do Hamas em 31 de julho em Teerã.

Esta semana as conversas facilitadas pelos Estados Unidos, Egito e Catar serão reiniciadas, após a proposta de cessar-fogo feita por Washington na sexta-feira durante a primeira rodada de debates em Doha.

Nas últimas semanas, Israel e Hamas estão trocando acusações sobre o impedimento de um acordo de paz no território palestino, lar de 2,4 milhões de pessoas, onde a violenta ação de Israel resultou em inúmeras vítimas e uma grave crise humanitária. Blinken, em sua nona visita à região desde 7 de outubro, chegou nesta terça-feira em El Alamein, no Egito, para se encontrar com o presidente Abdel Fatah al Sissi, que clamou por um cessar-fogo em Gaza.