Saltar para o conteúdo

Trump nomeia o governador de Dakota do Norte, Doug Burgum, como secretário do Interior

Fonte: Wikinotícias

16 de novembro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O governador de Dakota do Norte, Doug Burgum, além de chefiar o secretário do Interior, será o chefe do Conselho Nacional de Energia. Karoline Leavitt, conselheira de campanha e porta-voz da transição, atuará como secretária de imprensa da Casa Branca.

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na sexta-feira que o governador de Dakota do Norte, Doug Burgum, chefiará o Departamento do Interior e também chefiará um recém-criado Conselho Nacional de Energia, buscando estabelecer "domínio energético" em todo o mundo.

Em sua nova função, Burgum supervisionará um painel que engloba todas as agências do Poder Executivo envolvidas em licenciamento, produção, geração, distribuição, regulamentação e transporte de energia, disse Trump em um comunicado.

Como ele será presidente do Conselho Nacional de Energia, Burgum terá um assento no Conselho de Segurança Nacional, afirmou Trump.

"Este Conselho supervisionará o caminho da América para o domínio da energia, reduzindo a burocracia, aumentando os investimentos do setor privado em todos os setores da economia e concentrando-se na inovação em vez de regulamentações de longa data, mas totalmente desnecessárias", escreveu Trump.

Sua política de domínio energético, que ele também defendeu durante seu primeiro mandato, permitirá que os Estados Unidos vendam petróleo, gás e outras formas de energia para aliados europeus, tornando o mundo mais seguro, disse Trump.

As políticas de Trump, se adotadas, representariam uma mudança quase completa em relação às ações implementadas pelo presidente democrata Joe Biden, que fez do combate às mudanças climáticas uma prioridade máxima e pediu mais veículos elétricos e regulamentação mais rígida da poluição de carbono de usinas a carvão.

Trump prometeu rescindir os fundos não gastos no projeto de lei climático e de saúde de Biden e interromper o desenvolvimento da energia eólica perto da costa quando retornar à Casa Branca em janeiro.

Burgum adotou um estilo pró-negócios em seu papel como governador de um estado onde a agricultura e o petróleo são as principais indústrias. Ele pressionou por cortes no imposto de renda, regulamentações reduzidas e mudanças nas leis de agricultura animal e governança do ensino superior.

Grupos da indústria deram as boas-vindas a Burgum no novo governo, dizendo que a criação de um conselho de energia por Trump era uma indicação de uma ênfase renovada no estímulo à produção doméstica e na simplificação das regulamentações.

Trump também anunciou que Steven Cheung será seu diretor de comunicações da Casa Branca e Sergio Gor chefiará o escritório de pessoal. Ambos são seus conselheiros há algum tempo.

Karoline Leavitt, conselheira de campanha e porta-voz da transição, servirá como secretária de imprensa da Casa Branca, colocando uma jovem de 27 anos em posição de defendê-lo agressivamente.

"Tenho a maior confiança de que ela subirá ao pódio e nos ajudará a transmitir nossa mensagem ao povo americano para tornar a América grande novamente", disse Trump em um comunicado.

Leavitt se tornou querida por Trump por sua defesa ardente dele em entrevistas e seu estilo muito determinado, disseram assessores de Trump.