Biden fará sua primeira visita presidencial ao Oriente Médio em julho

Fonte: Wikinotícias

15 de junho de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente Joe Biden fará em breve sua primeira visita presidencial a Israel, Cisjordânia e Arábia Saudita, anunciou a Casa Branca na terça-feira, uma viagem que, segundo analistas, pode avançar no delicado processo de normalização das relações de Israel com seus vizinhos em uma região complexa que é de grande importância estratégica para Washington.

A viagem de quatro dias em meados de julho começará em Israel, onde Biden se reunirá com líderes israelenses.

De Israel, ele seguirá para Jeddah, a cidade saudita vista como uma porta de entrada para dois dos locais mais sagrados do Islã, Meca e Medina. Israel e Arábia Saudita não têm laços diplomáticos e este será o primeiro voo direto de um presidente dos EUA de Israel para um estado árabe que não reconhece o país, após o voo histórico do ex-presidente Donald Trump de Riad para Tel Aviv em 2017.

Em Jeddah, ele se encontrará com os líderes daquele reino rico em petróleo, incluindo o príncipe herdeiro, que é visto como o principal impulsionador da política e o líder de fato de uma das últimas monarquias absolutas.

“O presidente verá mais de uma dúzia de líderes nesta viagem, incluindo o rei Salman e a liderança de nossos anfitriões sauditas para a Cúpula [do Conselho de Cooperação do Golfo: Egito, Iraque e Jordânia]”, informou o secretário de imprensa da Casa Branca, Karine Jean Pierre. “Sim, podemos esperar que o presidente também veja o príncipe herdeiro.”

Fontes