Biden encontra-se com Lula para promover os direitos dos trabalhadores

Fonte: Wikinotícias

21 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente Joe Biden reuniu-se com Luiz Inácio Lula da Silva na quarta-feira e lançou um esforço conjunto para melhorar as condições de trabalho – uma das poucas áreas-chave de acordo entre os dois líderes, cujas opiniões sobre a Rússia e a China não se alinham.

Ambos os presidentes sublinharam a sua convergência em comentários à margem da Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque, ao lançarem a iniciativa global dos direitos dos trabalhadores.

“As duas maiores democracias do Hemisfério Ocidental defendem os direitos humanos em todo o mundo e no hemisfério”, disse Biden. "Isso inclui os direitos dos trabalhadores."

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que pediu maior reconhecimento para nações em desenvolvimento como a sua, descreveu o encontro como "o renascimento de uma nova era na relação entre os EUA e o Brasil. É uma relação de iguais".

Valerie Wirtschafter, que pesquisa a região na Brookings Institution, disse à VOA que Washington e Brasília estão encontrando um equilíbrio diplomático sob Biden e Lula. Ambos seguiram presidentes que eram mais conhecidos pelos seus pronunciamentos públicos ousados ​​do que pelas suas capacidades em diplomacia delicada.

“Provavelmente sempre haverá divergências entre o Brasil e os EUA no que diz respeito à política externa, mas acho que o governo Biden até agora fez um trabalho eficaz ao evitar uma rejeição total das ambições de política externa do Brasil, ao mesmo tempo em que recuou quando necessário. " ela disse.

'O Brasil está de volta'

Lula, que cumpriu dois mandatos como presidente, de 2003 a 2011, foi reeleito em 2022 e passou o primeiro ano deste mandato presidencial numa blitz diplomática, visitando mais de 20 países e reunindo-se com dezenas de chefes de Estado. Recentemente, ele assumiu a presidência do Grupo das 20 economias principais e em desenvolvimento, conhecido como G20.

“O Brasil está se reencontrando, com a região, com o mundo e com o multilateralismo”, disse ele durante seu discurso na terça-feira na Assembleia Geral – a primeira vez que ele ocupa seu lugar na distinta tribuna de mármore verde desde 2009. “Como nunca me canso quer dizer, o Brasil está de volta. Nosso país está de volta para dar a nossa devida contribuição para enfrentar os principais desafios do mundo."

Mas, como observou Wirtschafter, Brasília é cuidadosa com os desafios que discute e com quais parceiros.

“Questões como os direitos dos trabalhadores e as alterações climáticas parecem ser áreas claras de sobreposição entre as duas nações e oferecem um potencial frutífero para uma cooperação significativa fora de grande parte do ruído retórico”, disse ela.

Ela citou a "retórica recente e surpreendente do líder brasileiro - incluindo, para citar alguns, declarações sobre uma democracia próspera na Venezuela e comentários improvisados ​​de que ele mais tarde voltou atrás sobre não prender o [presidente russo] Vladimir Putin se ele comparecesse". cimeira do G20 do próximo ano no Brasil."

Fontes

‎‎‎