Biden apoia adesão da União Africana no G20
16 de dezembro de 2022
O presidente dos EUA, Joe Biden, revelou seu apoio à adesão da União Africana (UA) ao G20.
O presidente Biden fez esta declaração na Cimeira EUA-África realizada em Washington ontem (15) e disse: “África pertence aos fóruns de todos os espaços e instituições onde se discutem os desafios globais”.
“Demorou muito, mas vai acontecer em breve”, enfatizou.
O presidente Biden também prometeu ajuda humanitária, dizendo: “O mundo enfrenta atualmente uma crise alimentar, mas nenhum lugar sente isso mais desesperadamente do que o continente africano”.
A esse respeito, a Casa Branca anunciou que havia se comprometido com US$ 2,5 bilhões adicionais em ajuda de emergência e apoio à segurança alimentar de médio a longo prazo para o sistema alimentar e os mercados de abastecimento da África.
O interesse e apoio dos EUA à África faz parte de um esforço para se posicionar como um novo parceiro dos países africanos contra a China, que ampliou sua influência na região, analisa a Reuters.
A União Africana é uma organização formada por 55 países da região para promover a integração social e econômica do continente africano.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((ko)) Redação. 바이든, 아프리카연합 G20 상임이사국 가입 지지…25억 달러 식량 지원 약속 — Voz da América, 16 de dezembro de 2022