Biden: Defesa da Ucrânia contra a invasão russa é vital para a democracia

Fonte: Wikinotícias

26 de março de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente dos EUA, Joe Biden, declarou no sábado na Polônia que a defesa ocidental da Ucrânia contra a invasão da Rússia é vital para proteger a democracia em todo o mundo nas próximas gerações.

“O teste deste momento é o teste de todos os tempos”, disse Biden em um discurso proferido no Castelo Real, um marco de Varsóvia que foi destruído na Segunda Guerra Mundial e reconstruído com os escombros nas décadas de 1970 e 1980.

Biden disse que a guerra da Rússia contra a Ucrânia é “um exemplo de um dos mais antigos impulsos humanos, usando força bruta e desinformação para satisfazer o desejo de poder e controle absolutos.”

“É nada menos que um desafio direto à ordem internacional baseada em regras estabelecida desde o fim da Segunda Guerra Mundial”, acrescentou Biden.

Cerca de 3.000 pessoas, incluindo refugiados ucranianos, se reuniram do lado de fora do castelo para assistir Biden falar em uma transmissão ao vivo.

“Devemos nos comprometer agora, para estar nessa luta a longo prazo”, disse Biden.

Enquanto isso, na região de Lviv, no oeste da Ucrânia, no sábado, dois ataques com foguetes feriram cinco pessoas, disse o governador Maksym Kozytskyy em um post online, citando informações preliminares.

Kozytskyy relatou anteriormente três grandes explosões na periferia leste de Lviv, uma cidade de 700.000 habitantes que se tornou um destino para refugiados e foi amplamente poupada de grandes ataques até sábado.

Os comentários do presidente dos EUA em Varsóvia vieram logo após uma reunião com o presidente polonês Andrzej Duda e outras autoridades polonesas para discutir a invasão da Ucrânia pela Rússia, já que a Rússia parece ter deslocado sua ofensiva militar da capital da Ucrânia, Kiev, para o leste do país.

Biden listou muitas das sanções financeiras incapacitantes que os países ocidentais impuseram à Rússia em resposta à sua invasão, dizendo que eles têm “o poder de infligir danos que rivalizam com o poder militar.”

Biden alertou o presidente russo, Vladimir Putin, para não “pensar em mover uma polegada do território da OTAN”. Ele lembrou a Putin que a aliança tem “uma obrigação sagrada […] de defender cada centímetro do território da OTAN”.

Fontes