Biblioteca do MNBA reabre no Rio de Janeiro modernizada e com recursos digitais

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

27 de setembro de 2015

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um dos mais importantes acervos bibliográficos do país nos segmentos de artes visuais, museologia, arquitetura e história da arte dos séculos 19 e 20 está a partir de agora mais acessível ao público. Após dois anos de reforma, a Biblioteca Araújo Porto Alegre, do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) reabriu modernizada e com recursos digitais que facilitam a consulta ao seu acervo e ao do próprio museu.

Foram investidos na obra civil e no mobiliário R$ 700 mil, em recursos do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Ministério da Cultura. Emoldurado por telas dos pintores Raimundo Cela e Antonio Parreiras, o espaço de leitura conta com novas mesas e cadeiras, um balcão de atendimento e dois computadores conectados ao sistema Donato, que armazena o acervo museológico do MNBA.

Localizada no segundo andar do museu, a biblioteca é pouco conhecida dos visitantes das exposições permanentes e temporárias do MNBA, mas uma referência importante para estudantes e pesquisadores das artes. “Temos mais de 40 mil itens, 20 mil só de livros, muitos deles obras raras, e o restante periódicos especializados, catálogos de exposições nacionais e estrangeiras e clippings dos eventos realizados no museu desde o século passado”, explica a chefe da biblioteca, Mary Komatsu.

A biblioteca foi criada em 1940, três anos após a fundação do MNBA, e começou a ser formada a partir da doação feita por Rodolfo Amoedo (1857-1941), pintor e professor da Escola Nacional de Belas Artes, da qual se originou o museu. O nome homenageia o pintor, arquiteto, cenógrafo, caricaturista, poeta e diplomata Araújo Porto Alegre (1806-1879), pioneiro dos estudos de história e crítica da arte no Brasil.

Ao longo dos anos, o acervo da biblioteca foi recebendo outras importantes contribuições. Entre elas, as coleções particulares de críticos de arte e curadores, como Quirino Campofiorito, Walmir Ayala, Paulo Herkenhoff e Pedro Xexéo.

Segundo Mary Komatsu, outras melhorias estão para chegar nas próximas semanas. “São esperados novos arquivos deslizantes, que ampliarão a capacidade de armazenamento de publicações e acondicionamento do acervo arquivístico”, diz.

Lançamentos de livros e palestras também estão nos planos futuros para tornar o espaço mais frequentado pelos visitantes do museu. A Biblioteca Araújo Porto Alegre funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 17h e a entrada é franca.

Desde o ano passado, o MNBA passa pela segunda fase de seu projeto de modernização, que prevê, entre outras ações, a requalificação e ocupação das cúpulas do prédio, que serão destinadas à arte contemporânea e a um bistrô. O museu fica na Avenida Rio Branco, 199, na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro.

Fonte