Biblioteca Pública de NY oferece 275 mil imagens em sítio da internet

Fonte: Wikinotícias
Biblioteca Pública de Nova York — junho de 2003.

6 de março de 2005

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Biblioteca Pública de Nova York em comunicado para a imprensa anuncia que lançou um novo síitio na internet que oferece mais de 275 mil imagens históricas coletadas das coleções da biblioteca. As imagens foram digitalizadas pela Unidade de Visualização Digital da biblioteca, com ajuda de empresas contratadas.

A maior parte das imagens têm mais de 100 anos, e muitas pertencem ao domínio público. Apesar da característica pública das imagens, a biblioteca cobrará pelos direitos de reprodução. As imagens podem ser obtidas livremente pela internet "para o uso pessoal." O documento de perguntas mais freqüentes (FAQ) da biblioteca afirma que, "O uso é exclusivo para estudo ou exibição pessoal e as imagens não devem ser disseminadas."

Exemplo de imagem de domínio público. Esta imagem de 1920 mostra a própria Biblioteca Pública de Nova York.

Em uma mensagem de correio eletrônico (email) enviada a um repórter wikinews, o Gerente da biblioteca de Serviços Fotográficos e Permissões Tom Lisanti observa que:

A licença de uso não é uma licença de direito autoral. É permitido obter uma cópia dessas imagens de uma outra fonte outra que não seja a Biblioteca Pública de Nova Yorque. As licenças de uso asseguram que a Biblioteca continue a adquirir, conservar e fornecer acesso ao conhecimento acumulado do mundo.

Páginas externas

Fontes