Belize recebe certificação da OMS como país livre de malária

Fonte: Wikinotícias

21 de junho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) certificou nesta quarta-feira que Belize está livre da malária, após mais de 70 anos de esforços contínuos do país para erradicar a doença.

Com o anúncio, já são 42 países e um território certificados pela OMS como livres de malária, 11 deles da Região das Américas.

O diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, parabenizou "o povo e o governo de Belize e sua rede de parceiros locais e globais por essa conquista".

“Belize é outro exemplo de como, com as ferramentas e foco certos, podemos sonhar com um futuro livre de malária”, disse Tedros.

Belize se juntou a Paraguai, Argentina e El Salvador como o quarto país das Américas e o segundo da América Central a ser certificado livre de malária nos últimos cinco anos, lembrou o Dr. Jarbas Barbosa, Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

"Esta é uma conquista extraordinária para Belize e também servirá de inspiração para os demais países endêmicos das Américas", disse Barbosa.

É também o terceiro país a receber o status de livre de malária em 2023, após as certificações do Azerbaijão e do Tadjiquistão em março.

De acordo com a OMS, Belize redirecionou seu programa de controle da malária em 2015 para se concentrar mais na melhoria da vigilância entre as populações de alto risco, possibilitando direcionar estrategicamente intervenções e recursos disponíveis para áreas prioritárias.

A certificação é concedida quando um país demonstrou - com evidências rigorosas e credíveis - que a cadeia nativa de transmissão da malária por mosquitos Anopheles foi interrompida em todo o país por pelo menos três anos consecutivos.

Fontes