Bangladesh marca 10º aniversário do colapso do Rana Plaza

Fonte: Wikinotícias

24 de abril de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Segunda-feira marca o décimo aniversário do colapso do prédio da fábrica de roupas Rana Plaza em Bangladesh, que matou mais de 1.000 pessoas.

A tragédia chamou atenção do mundo inteiro para ver as horríveis condições de trabalho que os empregados do setor de vestuário enfrentavam.

Sobreviventes do desabamento, alguns deles inválidos, saíram na segunda-feira em Dhaka para colocar coroas de flores no local onde tantas vidas foram perdidas dez anos atrás.

Embora suas vidas tenham mudado para sempre, os donos de fábricas e prédios dificilmente receberam qualquer punição por meio do lento sistema judicial do país. Proprietários de fábricas e prédios são um grupo poderoso e endinheirado em Bangladesh.

Melhorias nas condições de trabalho e salários foram feitas após o acidente, mas os trabalhadores dizem que não foram longe o suficiente.

“Queremos compensação total e tratamento médico vitalício”, disse Shila Akhter à Agence France-Presse, “pois perdemos a capacidade de trabalhar”. Ela disse: “Alguns sobreviventes são forçados a mendigar nas ruas”.

Fontes