Banco prevê crescimento econômico mais lento e inflação crescente na África

Fonte: Wikinotícias

28 de maio de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

De acordo com o último relatório do African Economic Outlook do Banco Africano de Desenvolvimento, a invasão da Ucrânia pela Rússia e os efeitos persistentes da pandemia de COVID-19 representam enormes desafios para o continente.

O presidente do banco, Akinwumi Adesina, disse no lançamento do relatório que será necessário um grande esforço para que a África se recupere totalmente.

“A recuperação para a África será muito cara. A África precisará de pelo menos 432 bilhões de dólares para lidar com os efeitos do COVID-19 em suas economias e na vida de seu povo – recursos que não possui.”

Um economista da Universidade de Gana, Adu Owusu Sarkodie, disse que as economias africanas podem se recuperar rapidamente do impacto da crise Rússia-Ucrânia negociando entre si e investindo mais na agricultura.

A invasão cortou as exportações de trigo da Ucrânia, elevando os preços dos alimentos em toda a África.

“Para a África sair dessa confusão, eles precisam olhar para a produção local, nossa economia deve estar olhando para dentro neste momento. Existem alguns insumos que estão em falta, um exemplo típico é o fertilizante e acho que as economias africanas devem ser capazes de montar uma fábrica de fertilizantes para produzir seu próprio fertilizante. A oferta de trigo também está em falta, portanto, deve haver uma tentativa de cultivar seu próprio trigo”.

Sarkodie elogiou o Banco Africano de Desenvolvimento por aprovar recentemente US$ 1,5 bilhão para evitar uma crise alimentar no continente, fornecendo sementes e outros suprimentos a 20 milhões de agricultores.

“A última coisa que queremos ver na África é a crise alimentar… portanto, esta quantia de dinheiro, se disponível, deve ser investida em insumos agrícolas, incentivar a produção de alimentos e construir instalações de armazenamento para armazenar os alimentos para que possam estar disponíveis na época de escassez e construir bons estradas… há toda a necessidade de começarmos a trabalhar para garantir a segurança alimentar agora.”

À medida que a invasão da Ucrânia e a pandemia de coronavírus continuam afetando, empurrando milhões de africanos para a pobreza extrema, os moradores esperam que as iniciativas do Banco Africano de Desenvolvimento e seus governos provoquem uma recuperação econômica.

Fontes