Banco Português de Negócios é nacionalizado

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

3 de novembro de 2008

O ministro das Finanças de Portugal, Fernando Teixeira dos Santos, anunciou ontem (2) a nacionalização do Banco Português de Negocios (BPN), que anunciou perdas de 700 milhões de euros, sendo que destes, 360 milhões referem-se a operações com o Banco Insular, de Cabo Verde. Confirmando-se o acerto, o BPN passará a ser gerido pela Caixa Geral de Depósitos.


Cquote1.png

O Governo viu-se obrigado a decidir propor hoje à Assembléia da República a nacionalização do Banco BPN. O Governo tomou esta decisão tendo em vista assegurar aos depositantes que os seus depósitos estão perfeitamente seguros

Cquote2.svg
Fernando Teixeira dos Santos, ministro das Finanças




É a primeira nacionalização de um banco português desde a Revolução de 1975. A nacionalização faz parte do pacote de 4 mil milhões de euros a serem injetados nas finanças portuguesas, para ajudar a dar liquidez ao mercado. Em contrapartida, as entidades financeiras portuguesas deverão manter um nível de solvência correspondente a 8% de seus fundos próprios, segundo o governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio.


Fontes