Avião da TAM Linhas Aéreas se choca em São Paulo

Fonte: Wikinotícias

Brasil • 18 de julho de 2007

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Vôo TAM JJ 3054 do dia 17 de julho de 2007 operado pela aeronave Airbus A320 da companhia brasileira TAM chocou-se contra um depósito de cargas da mesma companhia área e um posto de gasolina situados nas proximidades da cabeceira do Aeroporto de Congonhas, zona sul de São Paulo.

Depósito da TAM Linhas Aéreas em chamas logo após o acidente, próximo ao Aeroporto de Congonhas.

Segundo informações obtidas até o momento, o avião tinha a bordo 186 pessoas[1], e o mesmo vinha da cidade de Porto Alegre. Ainda não se sabe as causas, mas o que foi apontado é de que o avião derrapou por causa de uma aquaplanagem[2] e também não conseguiu frear a tempo, sendo este o 3º acidente no aeroporto em 48 horas. No entanto, informações extra-oficiais apontam que o avião tocou a pista além do ponto máximo para aterrissagem e que este se chocou voando aos prédios atingidos. Tais informações são corroboradas pelo fato de o canteiro central da avenida que separa o aeroporto das edificações atingidas não ter sofrido qualquer dano.

É provável que seja o acidente aéreo com maior número de mortos do Brasil (provavelmente o 11° do mundo). É considerado o pior acidente aéreo da história da América Latina e o pior acidente envolvendo um Airbus A320 em todo o mundo.

Na Wikipédia há um artigo sobre Vôo TAM 3054.
Commons
Commons
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Vôo TAM 3054.

Reconstituição

Foi feita uma reconstituição[3] da trajetória do avião no momento que o mesmo foi pousar no aeroporto de Congonhas, tendo em vista os fatos já apresentados. A imagem a seguir reproduz tal situação:

Reconstituição da trajetória feita pelo avião da TAM.

Veja também

Referências

  1. http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u312898.shtml
  2. http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/2007/07/17/ult4469u7292.jhtm
  3. http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u312781.shtml

Fontes

Categoria:Desastres e acidentes

Categoria:Desastres e acidentes Categoria:América do Sul