Acidente com aeronave da GOL choca o Brasil

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Na Wikipédia há um artigo sobre Vôo Gol 1907.
Aeronave da GOL se chocou com Embraer Legacy

29 de setembro de 2006

Brasil

Às 16h48min, um Boeing 737-800 SFP (Short Field Performance) da companhia GOL Transportes Aéreos, prefixo PT-GTD, com 155 pessoas a bordo, desapareceu do radar do Controle de Tráfego Aéreo enquanto cumpria a etapa Manaus (MAO) - Brasília (BSB) do vôo 1907, cuja rota era Boa Vista (BVB) - Manaus (MAO) - Brasília (BSB) - Rio de janeiro (GIG).

Ficheiro dos destroços do Boeing 737-800 da GOL em meio à floresta amazônica.

As primeiras informações, apuradas na noite do dia 29, indicavam queda decorrente do choque da aeronave com um Embraer Legacy que fazia seu vôo de entrega a um cliente norte-americano. O Legacy avariado conseguiu fazer um pouso de emergência em um campo de provas da Força Aérea Brasileira localizado na Serra do Cachimbo, em São Félix do Xingu/PA. Até o momento não há, porém, confirmação da relação entre o incidente com o Legacy e o acidente da aeronave da GOL.

Aproximadamente às 09h00 do dia 30 de setembro, os destroços do 737-800 foram encontrados 200 km a sudoeste de Peixoto de Azevedo/MT, em uma região de selva densa e difícil acesso.

Nenhum sobrevivente

Foi confirmado que nenhum dos 155 passageiros e tripulantes sobreviveram ao acidente do Vôo GOL 1907. Inicialmente foi pensadoque haviam 155 pessoas a bordo. Contudo houve uma contagem dupla de um passageiro contabilzando para 154 no total.

Luto Nacional

O Presidente da República Luiz Inácio Lula Da Silva decretou luto oficial de três dias com a seguinte nota:

Citação: Porta Voz da Presidência da República escreveu: «

"Foi com enorme pesar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a notícia do acidente que tomou a vida dos passageiros e tripulantes que voavam de Manaus para Brasília na tarde de ontem.

Nessa hora de dor e perplexidade com a tragédia, o Presidente da República quer expressar sua profunda solidariedade a cada um dos familiares e amigos das vítimas. Saibam eles que o Brasil inteiro está também enlutado no dia de hoje.

Ao apresentar suas mais sentidas condolências, o presidente Lula comunica que decidiu decretar três dias oficias de luto nacional. Está seguro de assim poder expressar a comoção que a queda do vôo 1907 causou à nação brasileira.

São Paulo, 30 de setembro de 2006

Andre Singer

Secretário de Imprensa e Porta-Voz da Presidência da República"»

Desde a madrugada do dia 30 de setembro, a Gol disponibiliza em seu site oficial um comunicado acerca do acidente.

Às 19:00 a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) divulgou as primeiras fotos da tragédia.

Veja também

Fontes


As categorias deste artigo foram atualizadas em 17 de fevereiro de 2008. Para maiores informações veja o histórico.