Avião da GOL derrapa em Congonhas

Fonte: Wikinotícias

Brasil • 6 de outubro de 2006

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Nesta sexta-feira um avião da companhia aérea GOL derrapou na pista do aeroporto de Congonhas em São Paulo. A Infraero classificou o incidente como aquaplanagem, e o aeroporto passará por reforma a partir desta noite. A Agência Nacional de Aviação Civil estará investigando o caso. Segundo o presidente da Infraero, José Carlos Pereira, o problema poderia ter acontecido com qualquer pista de aeroporto que estivesse sob chuva.

A aeronave derrapou quando estava pousando, e deslizou até chegar na grama. Com todo o esforço para remover o avião da área, a maior parte dos vôos da manhã foram atrasados. Ninguém se feriu.

Segundo Pereira, os problemas da pista já eram conhecidos, e a pista principal precisaria passar por uma "reforma ampla". A licitação de uma obra para retexturizar e aumentar a aderência do solo havia sido realizada em setembro, e está prevista para a noite de sexta para sábado.

A obra custará 6 milhões de reais para a Infraero, e será feita à noite, em um período sem operações. A obra levará cerca de dez noites desde que não haja chuva.

A obra já estava prevista para acontecer desde que um avião da companhia aérea BRA derrapou em março deste ano numa situação semelhante ao do incidente desta sexta. A retexturização elevará o coeficiente de atrito da pista de 0,52 para 0,8.

Fontes