Austrália: ciclone Tiffany atingirá nordeste do país com ventos destrutivos
9 de janeiro de 2022
O ciclone Tiffany fortaleceu-se rapidamente nas últimas horas e agora é um fenômeno de categoria 2, ainda no mar da costa nordeste da Austrália, de onde ruma para tocar solo próximo a Cabo Melville nas próximas horas (na madrugada de segunda-feira, em horário local). Os ventos sustentados, chamados de "destrutivos" pelos meteorologistas do portal Windy, agora alcançam cerca de 95km/h, com rajadas de 130, informa o Bureau of Meteorology da Austrália.
O Bureau emitiu um aviso para a Península de Cabo York, entre Cabo Grenville e Cabo Tribulation, e Mapoon e Gilbert River, e recomendou que os moradores entre Cape Tribulation e Coen, incluindo Cooktown, completem os preparativos rapidamente e estejam preparadas para se abrigar em locais seguros. Segundo o portal Windy, além dos ventos, as cidades do extremo norte de Queensland devem esperar chuvas fortes.
Após tocar solo, Tiffany deve ser mover sobre a terra, com potencial para se intensificar novamente, rumo ao Golfo de Carpentária.
O Bureau estima que o fenômeno comece a se extinguir apenas na quarta-feira.
Fontes
- ((en)) Cyclone Tiffany intensifies into Cat
.2 — Windy, 9 de janeiro de 2022 - ((en)) Cyclone Tiffany intensifies into Cat
.2 — Bureau of Meteorology, Australia - Twitter, 9 de janeiro de 2022 - ((en)) Forecast: Tropical Cyclone Tiffany — Bureau of Meteorology, Australia, 10 de janeiro de 2022, 1:46 am AEST
Esta página está arquivada e não é mais editável. |