Aumento da demanda interna leva refinarias da Petrobras a operar com 90% de sua capacidade instalada

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Agência Brasil

Economia e negócios

16 de maio de 2011

As onze refinarias da Petrobras no país estão operando com 90% de sua capacidade instalada para fazer frente à crescente demanda por combustíveis. A informação foi dada hoje (16) pelo diretor de Abastecimento e Refino da estatal, Paulo Roberto Costa, que participou de palestra para executivos de finanças no Centro do Rio.

Costa informou que houve aumento do aproveitamento da capacidade instalada das refinarias, que passou de 86,2% no primeiro trimestre do ano passado para 89,8% nos primeiros três meses deste ano, um acréscimo de 114 mil barris a mais nos três primeiros meses deste ano em comparação ao primeiro trimestre do ano passado.

Já a produção de óleo diesel aumentou 6,5%, passando de 682 mil barris por dia para 727 mil barris por dia. Enquanto a produção de gasolina que era 353 mil barris por dia aumentou para 390 mil barris por dia, na mesma base de comparação.

Costa disse que este aumento substancial na produção de diesel e de gasolina foi possível devido ao aumento da capacidade de processamento da Refinaria de Paulínia (Replan), a partir de agosto do ano passado em mais 33 mil barris de petróleo por dia.

“Houve ainda a entrada da unidade de coque retardado da Revap (Refinaria Henrique Lage), em São José dos Campos (SP), o que possibilitou o aumento da produção de óleos destilados médios em detrimento do óleo combustível – “elevando bastante a produção de derivados da estatal”.

Fontes[editar]

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati