Ativista ambiental volta à prisão iraniana 2 dias após ser solto

Fonte: Wikinotícias

19 de março de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um cidadão britânico-americano-iraniano que havia sido libertado de uma prisão iraniana há apenas dois dias estava de volta à prisão na sexta-feira, disse sua família.

Morad Tahbaz foi libertado em licença no mesmo dia em que dois outros cidadãos britânicos de dupla nacionalidade, Nazanin Zaghari-Ratcliffe e Anoosheh Ashoori, foram libertados e autorizados a viajar de volta para a Grã-Bretanha.

Os detalhes do acordo de liberação não são claros, mas quando Zaghari-Ratcliffe e Ashoori foram libertados, a mídia estatal do Irã informou que a Grã-Bretanha havia pago ao Irã uma “dívida há muito atrasada de US$ 530 milhões com Teerã”.

Tahbaz, um ativista ambiental, foi detido junto com outros sete em janeiro de 2018 e acusado de espionar áreas estratégicas iranianas.

“Nós, a família, estamos perturbados neste momento"=”, disse sua família em um comunicado.

“Estávamos confiantes e asseguramos que o governo do Reino Unido havia assumido a responsabilidade de garantir sua libertação. […] Após a euforia do retorno de Nazanin e Anoosheh, há uma sensação preocupante de que o governo do Reino Unido não pressionou as autoridades iranianas pela liberdade de Morad em o mesmo caminho.”

O Departamento de Estado dos Estados Unidos pediu nesta sexta-feira sua licença imediata e disse que o fracasso em fazê-lo é uma violação do acordo do Irã com a Grã-Bretanha.

“Nós não somos parte desse acordo, mas nos juntaríamos ao Reino Unido para considerar qualquer coisa menos que a licença imediata de Morad uma violação do compromisso do Irã. Estamos consultando urgentemente o Reino Unido sobre as respostas apropriadas”, disse um porta-voz do Departamento de Estado.

Grupos de direitos humanos acusaram Teerã de fazer reféns de dupla nacionalidade como moeda de troca, o que o Irã nega.

Fontes