Atividades marcam Dia Mundial sem Carro no Brasil

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
O ministro das Cidades, Marcio Fortes, pedala no Eixo Monumental para comemorar o Dia Mundial sem Carro. Foto: Antonio Cruz/ABr

Agência Brasil

22 de setembro de 2009

Para marcar o Dia Mundial sem Carro, a organização não governamental Greenpeace promove vagas vivas em oito capitais: São Paulo, Rio, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Manaus e Recife. As vagas vivas são manifestações pacíficas que ocorrem nessa data, quando o espaço na rua que seria ocupado por um carro estacionado é usado para promover uma atividade com a população.

Para comemorar a data, o Serviço Social do Comércio (Sesc) promove hoje (22) em São Paulo, das 10h às 14h, o evento "Pegue Carona Nessa Ideia".

A trupe de palhaços Os Sustentáveis - Agentes de Transição fará intervenções artísticas e ações interativas durante cortejo que percorrerá ruas do centro de São Paulo, com a distribuição de material informativo.

O percurso será feito pela Rua Carmo, Poupatempo-Sé, Praça da Sé, Rua XV de novembro, Praça Antonio Prado, Rua São Bento, pelo Largo São Bento, a Rua Líbero Badaró, o Viaduto do Chá, a Rua 24 de maio, Avenida Ipiranga, Barão de Itapetininga, Praça Patriarca, Rua Direita, Praça da Sé e Rua do Carmo.

No Rio, diversas atividades marcarão a data. A programação começa às 10h, na Praça Mário Lago, no centro, com apresentação da banda da Guarda Municipal, seguindo-se dança rítmica. Haverá ainda apresentação de Tai Chi Chuan no Clube Escolar da Mangueira, de teatro de rua, além de curso de educação cicloviária,às 9h em Copacabana, com noções sobre o uso adequado da bicicleta como meio de transporte.

Em Brasília, o Ministério das Cidades realiza passeio ciclístico na Esplanada dos Ministérios e seminário. O ministro Márcio Fortes vai pedalar, juntamente com os participantes do passeio, até o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde é realizado o 10º Congresso Brasileiro de Municípios.

No estacionamento do ministério, às 10h30, Márcio Fortes participa do projeto Vaga Viva, que terá exposição de fotos, exibição de vídeos e lançamento do Concurso de Ideias para Mobilidade com Bicicletas, promovido pela Universidade de Brasília. Às 13h, o ministro vai ao seminário Dia sem Carro, que discutirá alternativas de mobilidade urbana.


Fontes


Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati