Atentado suicida mata 6 na capital somali

Fonte: Wikinotícias

11 de fevereiro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Pelo menos seis pessoas foram mortas e outras 13 feridas quando um homem-bomba atacou um micro-ônibus cheio de delegados envolvidos nas eleições parlamentares da Somália na quinta-feira.

O bombardeiro detonou um colete explosivo perto de um posto de controle que leva ao palácio presidencial em Mogadíscio, de acordo com funcionários de segurança e o serviço de ambulâncias da cidade.

Testemunhas disseram que o homem-bomba correu atrás do ônibus, tentando pegar sua porta dos fundos, mas explodiu quando a polícia sacou suas armas e gritou para ele parar.

“Minha equipe levou seis corpos e transportou 13 pessoas feridas para os hospitais”, disse Abdikadir Abdirahman Adem, diretor dos Serviços de Ambulâncias.

“Podemos confirmar que um terrorista suicida realizou o ataque e que os mortos e feridos são todos civis”, disse Aden.

O grupo militante al-Shabab rapidamente reivindicou a responsabilidade pelo ataque.

Não ficou imediatamente claro se os membros dos delegados estavam entre as vítimas.

O porta-voz da polícia somali, coronel Abdifatah Aden Hassan, disse que a polícia divulgaria um relatório completo com detalhes sobre os mortos e feridos.

O ataque ocorre à medida que as eleições parlamentares da Somália continuam em diferentes partes do país. Os líderes políticos estão tentando cumprir um prazo auto-imposto de 25 de fevereiro para terminar as votações atrasadas.

Os delegados eleitorais escolheram na quinta-feira seis legisladores adicionais da cidade de Barare, no sudoeste, e mais cinco para representar as regiões do norte da Somália, elevando o total de parlamentares eleitos para 124 — pouco menos da metade das 275 cadeiras a serem preenchidas.

As eleições começaram em 1º de novembro e estavam originalmente programadas para terminar até 24 de dezembro, mas foram mantidas devido a disputas políticas e desafios logísticos.

Uma vez que os legisladores são selecionados, o Parlamento elegerá um novo presidente.

Os Estados Unidos e outros parceiros internacionais somalis estão pressionando por eleições rápidas e confiáveis. Na segunda-feira, os EUA proibiram funcionários atuais ou antigos somalis e outros acusados de minar o processo democrático na Somália de viajar para os Estados Unidos.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse em um comunicado que as restrições de visto se aplicarão àqueles que encorajaram e se envolveram em violência contra manifestantes, intimidação de jornalistas e membros da oposição e manipulação do processo eleitoral.

“O melhor caminho para a paz sustentável na Somália é através da rápida conclusão de eleições confiáveis”, disse Blinken. “Os líderes nacionais e federais da Somália devem cumprir seus compromissos de concluir o processo parlamentar de forma confiável e transparente até 25 de fevereiro.”

Fontes