Ataques russos atingiram locais de grãos em Odesa

Fonte: Wikinotícias

2 de agosto de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Autoridades ucranianas disseram na quarta-feira que ataques de drones russos danificaram instalações portuárias na região de Odesa, no sul da Ucrânia.

Os militares da Ucrânia disseram que o ataque russo danificou um elevador de grãos e causou um incêndio em instalações industriais e portuárias em Izmail.

Oleh Kiper, governador da região de Odesa, disse no Telegram que o ataque russo deixou danos, mas que não houve relatos de feridos.

O local fica do outro lado do rio Danúbio, da Romênia, e tem servido como uma alternativa importante para a Ucrânia exportar seus grãos desde que a Rússia se retirou da Iniciativa de Grãos do Mar Negro no mês passado.

A Turquia e as Nações Unidas ajudaram a intermediar o acordo de grãos. O gabinete do presidente turco Recep Tayyip Erdoğan disse na quarta-feira que ele falou por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin, e enfatizou a importância do acordo, chamando-o de "ponte de paz".

O gabinete de Erdoğan também disse que o líder turco disse a Putin que continuaria trabalhando para restabelecer o acordo.

Antes de se retirar, a Rússia reclamou que o acordo para facilitar suas próprias exportações de grãos e fertilizantes não estava sendo cumprido.

Em Kiev, autoridades disseram que as defesas aéreas ucranianas derrubaram drones Shahed que atacaram durante a noite. Serhii Popko, chefe da administração militar de Kiev, disse que mais de 10 drones que se aproximaram da cidade de diferentes direções foram destruídos.

O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, disse que os destroços dos drones derrubados causaram danos em pelo menos três distritos da cidade. Não houve relatos imediatos de vítimas.

Fontes