Ataque russo 'excepcional' atinge Kiev

Fonte: Wikinotícias

17 de maio de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Ucrânia disse que a Rússia lançou uma enxurrada de ataques aéreos noturnos em Kiev que foi "excepcional em sua densidade", mas que as forças ucranianas derrubaram 18 mísseis direcionados à capital.

Serhiy Popko, chefe da administração militar da cidade de Kiev, postou no Telegram que o ataque apresentou “o número máximo de mísseis de ataque no menor período de tempo”, com fortes explosões em toda a cidade. Seis dos mísseis destruídos eram mísseis hipersônicos Kinzhal.

Popko disse que o ataque aéreo foi o oitavo contra Kiev desde o início do mês, enquanto a Rússia intensifica seus ataques antes de uma contra-ofensiva ucraniana nas regiões orientais do país.

O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, relatou que destroços causaram danos em vários distritos da capital, inclusive no bairro de Solomyanskyi, onde três pessoas ficaram feridas.

A Rússia lançou seis mísseis aerobalísticos Kinzhal de aeronaves MiG-31K, nove mísseis de cruzeiro de navios no Mar Negro e três mísseis de cruzeiro S-400 contra a capital, disse o porta-voz da Força Aérea Ucraniana, Yurii Ihnat, em um comunicado no Telegram.

Um fragmento de metal dos ataques de terça-feira caiu dentro do zoológico de Kiev. Repórteres da Associated Press disseram que foi identificado como Lockheed Martin e Boeing, duas das empresas envolvidas na fabricação do sistema de mísseis Patriot.

Um oficial de defesa russo disse que o ataque destruiu uma bateria de mísseis Patriot em Kiev, mas a declaração não pôde ser verificada de forma independente. A Ucrânia se recusou a comentar a reclamação.

Fontes