Ataque com mísseis afeta frota russa, diz Reino Unido

Fonte: Wikinotícias
Submarino 636

16 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os militares ucranianos disseram na sexta-feira que recapturaram a vila de Andriivka, cerca de 10 quilômetros ao sul da cidade de Bakhmut, ocupada pela Rússia, na linha de frente, após intensas batalhas com as tropas russas.

Também na sexta-feira, o Ministério da Defesa britânico afirmou que um ataque com mísseis contra o quartel-general naval da Frota Russa do Mar Negro, na Crimeia, pode ter paralisado partes da instalação durante semanas ou possivelmente meses.

O navio de desembarque Minsk e o submarino da classe Kilo 636.3 Rostov-on-Don estavam em manutenção no estaleiro Sevmorzavod nas docas secas da base quando os mísseis atingiram durante um ataque antes do amanhecer de quarta-feira.

Evidências de código aberto, disse o ministério, “indicam que o Minsk foi quase certamente destruído funcionalmente, enquanto o Rostov provavelmente sofreu danos catastróficos”.

De acordo com o relatório do ministério, qualquer esforço para colocar o submarino em funcionamento “provavelmente” levaria muitos anos e custaria centenas de milhões de dólares.

Além disso, disse o ministério britânico, há também “uma possibilidade realista” de que a intrincada tarefa de remover os navios danificados das docas secas possa colocar as docas fora de serviço durante meses e apresentar à Rússia “um desafio significativo na sustentação da manutenção da frota”.

O Rostov foi, de acordo com o ministério britânico, um dos quatro submarinos da Frota do Mar Negro com capacidade para mísseis de cruzeiro que “desempenharam um papel importante no ataque à Ucrânia e na projeção do poder russo através do Mar Negro e do Mediterrâneo Oriental”.

Fontes