Arquiteto Oscar Niemeyer recebe alta hospitalar após passar por duas cirurgias

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

17 de outubro de 2009

Brasil


Depois de passar por duas cirurgias em menos de uma semana, o arquiteto Oscar Niemeyer, 101 anos, teve alta hoje (17) do Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio de janeiro, onde estava internado desde o último dia 23 de setembro.

O boletim médico, assinado pelo cirurgião geral José Ribamar Saboya de Azevedo, pelo clínico geral Fernando Gjorup, e pelo cardiologista João Mansur Filho, relata o histórico do paciente desde que ele chegou ao hospital, com dores abdominais e, no mesmo dia, foi realizada uma tomografia de abdômen, que constatou uma colicistite aguda (inflamação na vesícula) e um abscesso no fígado, junto à vesícula. O exame também mostrou um tumor no lado esquerdo do intestino grosso, perto do baço.


Cquote1.png

Por conta do estado clínico do paciente, foi decidido pela equipe médica que o tratamento inicial seria focado na vesícula e no abcesso do fígado, ficando o tratamento do tumor para uma segunda cirurgia.

Cquote2.svg
Boletim médico




Ainda segundo o boletim, Niemeyer foi submetido a uma cirurgia para retirada da vesícula e drenagem do abcesso hepático no dia 24 de setembro. A cirurgia, que foi realizada por videolaparoscopia, transcorreu normalmente.

O arquiteto ficou dois dias no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e depois foi transferido para uma unidade intermediária do hospital, permanecendo lúcido e respirando sem auxílio de aparelhos.

Três dias depois, no entanto, no dia 29 de setembro, Niemeyer teve um sangramento intestinal e uma endoscopia digestiva indicou que havia necessidade de nova cirurgia.


Cquote1.png

A equipe médica optou pelo tratamento cirúrgico por laparoscopia, tendo sido realizada a retirada do segmento acometido. O procedimento durou três horas e transcorreu sem anormalidades. A evolução no segundo pós-operatório foi satisfatória, com o paciente recebendo alta hospitalar no dia de hoje (17/10).

Cquote2.svg
'




Niemeyer é pioneiro na arquitetura moderna do Brasil, explorando o concreto armado. Entre os projetos que o levaram à fama internacional estão o de Brasília; o do conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte; o da sede das Nações Unidas, nos Estados Unidos; e o do Memorial da América Latina, em São Paulo.

Mesmo com 101 anos, o arquiteto acompanha a finalização de um projeto em Niterói, na região metropolitana do Rio de janeiro, que leva o seu nome. O Caminho Niemeyer é uma série de obras arquitetônicas que forma um corredor cultural na orla da cidade.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati