Argentina, Brasil e Venezuela prometem ajuda à Bolívia
20 de janeiro de 2006
Brasil —
Os Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Hugo Chávez (Venezuela) e Néstor Kirchner (Argentina) estiveram reunidos nesta última quinta-feira (19) em Brasília. Os três presidentes discutiram a integração entre os três países e a construção de um gasoduto de 10 mil quilômetros ligando os três países.
Na saída da reunião na Granja do Torto, o Presidente Hugo Chávez declarou que o Brasil, a Argentina e a Venezuela irão preparar um programa urgente de apoio à Bolívia e que ele será apresentado possivelmente no próprio dia da posse do novo Presidente boliviano Evo Morales, domingo (22).
O Presidente Hugo Chávez disse: "Estamos dispostos, por exemplo, a ajudar a Bolívia a controlar os assaltos nas estradas, por meio de unidades cívico-militares". Além da ajuda na segurança, o presidente venezuelano disse que apóia a oferta de créditos por meio de bancos públicos de desenvolvimento.
Chávez também defendeu que a Bolívia tenha acesso o mais rápido possível ao gasoduto que será construído por Brasil, Argentina e Venezuela.
Além do projeto de construção em conjunto de um gasoduto, os três presidentes discutiram a criação do Banco do Sul, que serviria para financiar projetos na região.
Ver também
Fontes
- Mylena Fiori. Governos preparam programa de apoio à Bolívia, diz Hugo Chávez— Agência Brasil, 19 de janeiro de 2006
- Mylena Fiori. Brasil, Argentina e Venezuela querem conclusão de projeto de megagasoduto até julho deste ano— Agência Brasil, 19 de janeiro de 2006
- Mylena Fiori. Lula, Kirchner e Chávez debatem criação de banco de desenvolvimento para América do Sul— Agência Brasil, 19 de janeiro de 2006
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|