Aprovada urgência para projeto que aumenta pena para fraude eletrônica
3 de março de 2021
A Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para o Projeto de Lei 4554/20, do Senado, que insere no Código Penal o crime de fraude eletrônica, com pena prevista de reclusão de 4 a 8 anos e multa.
O vice-presidente da Câmara, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), afirmou que o Colégio de Líderes escolheu pautar o projeto por causa do aumento significativo do número de fraudes eletrônicas no período de pandemia.
O deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), vice-líder do governo, defendeu ajustes na proposta, com a criação do tipo penal de estelionato virtual com pena de reclusão de 3 a 8 anos se o estelionato ocorre com dados eletrônicos fornecidos pela vítima ou por terceiro induzido a erro, inclusive por mídias sociais e correio eletrônico. Melo ainda defendeu aumento em 1/6 da pena se o crime for cometido contra pessoa idosa.
O líder do PSB, deputado Danilo Cabral (PSB-PE), disse estar preocupado que a votação da proposta leve ao aumento do encarceramento, especialmente no período da pandemia. "Não podemos tomar decisão que provoque o aumento do encarceramento", afirmou.
A líder do Psol, deputada Talíria Petrone (Psol-RJ), também se manifestou contra a votação do projeto. "Preocupa tratar de Código Penal de forma fatiada, sem pensar a totalidade", justificou.
Já o líder do Novo, deputado Vinicius Poit (Novo-SP), defendeu a aprovação da proposta. "Neste momento pior para população, em que se tem usado mais os meios eletrônicos, tem gente se aproveitando e aplicando golpes", indignou-se.
O líder do Cidadania, deputado Alex Manente (Cidadania-SP), disse que o tema é extremamente atual e necessário. "As pessoas acometidas por crimes cibernéticos são as com menos poder de reação e mais vulneráveis", observou.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
- Aprovada urgência para projeto que aumenta pena para fraude eletrônica — Agência Câmara de Notícias, 3 de março de 2021.
![]() | A Câmara Federal do Brasil permite a reprodução de seu conteúdo. Conforme aviso exibido no rodapé da página, o conteúdo "é aberto e pode ser reproduzido, desde que a fonte Agência Câmara de Notícias seja citada". |
Compartilhe essa notícia: |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|