Aprender idiomas nas cadeias da Venezuela pode ajudar na liberdade de presos

Fonte: Wikinotícias

Venezuela • 29 de outubro de 2014

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A ministra de Assuntos Penitenciários da Venezuela, Iris Varela, anunciou hoje (29) que os cidadãos nacionais e estrangeiros, presos nas cadeias do país e que aprendam quatro idiomas, entre eles o português, vão receber indulto do presidente Nicolás Maduro. "Para quem aprender quatro idiomas, vou solicitar ao presidente da República que outorgue um indulto", disse ela.

O anúncio da ministra foi feito durante a visita de uma delegação de advogados do Mercosul ao Internado Judicial El Rodeo 2, uma prisão que recebe apenas estrangeiros. "Há estrangeiros privados de liberdade que dão aulas de idiomas. Aqui dão aulas de francês, de inglês e português. Há um grupo de detidos estrangeiros, que foram transferidos para outros recintos, no interior do país, que estão ensinando italiano também", disse.

Segundo a ministra, os presos "aprendem idiomas e esperam sair [em liberdade] mais rapidamente". "Vão sair das nossas cadeias como pessoas transformadas socialmente (…), como novos poliglotas, formados em revolução", destacou. Iris Varela acrescentou que naquela unidade, os presos estrangeiros frequentam regularmente aulas de espanhol.

Situado no estado de Miranda, a 60 quilômetros a leste de Caracas, El Rodeo 2 foi uma prisão de alta segurança, alvo de uma medida de intervenção administrativa das autoridades venezuelanas em agosto de 2012, que concluiu a transferência dos detidos venezuelanos e estrangeiros para outros recintos penitenciários.

Depois dessa medida, a prisão foi adaptada para receber apenas cidadãos estrangeiros. Em El Rodeo 2 encontra-se também o português João Gouveia, um dos presos mais famosos da Venezuela, que em 2002 disparou contra uma concentração de opositores do presidente Hugo Chávez, na Praça de França, em Altamira, a leste de Caracas. Os disparos deixaram seis mortos e 26 feridos, entre eles uma mulher que ficou paraplégica.

Com 48 anos de idade e natural do Funchal, Madeira, ele foi condenado por um tribunal a 29 anos e 11 meses de prisão.

Fontes