Apagão atinge 26 estados do Brasil e Distrito Federal
16 de agosto de 2023
Um apagão afetou cidades em 26 estados do Brasil e o Distrito Federal na terça-feira. Apenas o estado de Roraima, que não faz parte do sistema interligado brasileiro, não foi afetado.
A falta de energia elétrica iniciou cerca das 8:30h, horário de Brasília. Segundo o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a sobrecarga de energia no Ceará foi o primeiro fator.
“Um dos eventos já apontados pelo ONS aconteceu no norte do Nordeste, mais precisamente na região do Ceará. O outro evento possível ainda não está detectado pelo ONS”, afirmou Silveira.
O sistema interligado é pensado para compensar a falta de energia em um local, trazendo-a de outra região. Após interrupção no Norte e Nordeste, a energia foi propositalmente interrompida em cidades do Sudeste e Sul, evitando um total colapso.
A falta de energia afetou o serviço de operadoras de telefonia, o comércio e sistemas de pagamento (como Pix e cartões), semáforos, escolas, hospitais e entre outros.
Em diversas cidades, a energia retornou menos de uma hora após. A normalidade completa foi concluída na região Norte depois de seis horas. Esse o maior apagão desde 2009. Órgãos investigam os motivos.
Fontes
- ((pt-br)) Apagão nacional: o que se sabe até agora — G1, 16 de agosto de 2023. Página visitada em 16 de agosto de 2023
Esta página está arquivada e não é mais editável. |