Apagão afeta dez estados brasileiros

Fonte: Wikinotícias

11 de novembro de 2009

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Apagão na Vila Madalena na Zona Oeste de São Paulo.Alguns prédios estavam iluminados por conta de geradores.

No final da noite desta terça-feira (10), aproximadamente às 22h13 ocorreu um blecaute sem precedentes no Brasil, afetando cerca de dez estados em quatro regiões além do Paraguai. O apagão foi resultado de desligamento completo da usina de itaipu devido à queda de uma linha de transmissão, o que ocasionou a queda de outras segundo o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão.

As cidades do Rio de janeiro e São Paulo ficaram com o abastecimento de energia elétrica prejudicado. Por volta das 22h20 houve um rápido apagão, mas, minutos depois, a energia voltou, mas com a carga baixa.

No Rio de janeiro, o problema prejudica a circulação de veículos nas principais vias da cidade, como a Linha Amarela e Avenida Brasil, devido à falta de funcionamento da sinalização. Nas residências equipamentos eletrodomésticos como ar-condicionados, refrigeradores e televisões não conseguem funcionar.

Os elevadores dos prédios também estão prejudicados pela falta de força. O mesmo problema também está ocorrendo na cidade de São Paulo.

O blecaute atingiu a totalidade dos estados de São Paulo, Rio de janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais e atingiu ainda parte dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Bahia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Ainda não é possível apontar com exatidão as causas do incidente, mas extima-se que o problema tenha sido determinado por fatores atmosféricos, tais como tempestades de grande porte nas proximidades de furnas. O presidente de Itaipu, Jorge Miguel Samek, já declarou que não houve problema na geração de energia, mas um problema de avaria que teria atingido umas torres de energia. "Há 99% de chance de o apagão ter sido provocado por um vendaval “, disse.

Em nota, Itaipu afirma que o restabelecimento da energia no Paraguai iniciou-se às 22h30 e no Brasil às 0h30 de maneira parcial para a região Sudeste. Itaipu ainda informou que às 2h15 desta quarta-feira (11), gerava apenas 1200 megawatts para o Brasil e 700 megawatts para o Paraguai. Onde o normal seria 11.000 megawatts para o Brasil e 1.000 megawatts para o Paraguai.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou que a preocupação agora é com o restabelecimento total do fornecimento e somente após este, será possível determinar a causa exata do blecaute.

Fontes