Após vitória na Geórgia, Senado dos EU será controlado por democratas; Câmara e Casa Branca já estavam nas mãos dos democratas
6 de janeiro de 2021
Com a vitória hoje dos dois candidatos democratas na Geórgia, Raphael Warnock e Jon Ossoff, e com Kamala Harris, no seu papel de vice-presidente assumindo também a função de presidente do Senado, onde terá o voto de Minerva em caso de disputas, o Partido Democrata está agora em vantagem no Congresso dos Estados Unidos.
Os democratas já controlavam a Câmara dos Deputados e, com a posse de Joe Biden no próximo dia 20, controlarão também a Casa Branca.
A maioria no Congresso é importante para futuras votações a favor de medidas e projetos propostos por Biden.
Warnock, pastor de uma igreja em Atlanta que já foi presidida pelo líder dos direitos civis Martin Luther King Jr., derrotou a republicana Kelly Loeffler e se tornou o primeiro afrodescendente a vencer no estado. Já Ossoff, um ex-assessor do Congresso e produtor de documentários para a televisão, venceu o também republicano David Perdue.
A Geórgia, um dos estados mais escravocratas da história dos Estados Unidos, foi decisiva não só na reviravolta no Congresso, mas também na vitória de Biden sobre Trump.
Notícia relacionada
- Eleições 2020: Biden vira sobre Trump na Geórgia e na Pensilvânia em batalha acirrada
- Trump teria tentado fraudar votos na Geórgia, afirma jornal The Washington Post
Fontes
- Democratas conquistam duas cadeiras na Geórgia; Biden terá maioria no Congresso — CNN Brasil, 6 de janeiro de 2021
- Democrats Take Control of Senate as Ossoff Wins Georgia Race — VOA News, 6 de janeiro de 2021
Esta página está arquivada e não é mais editável. |