Ao receber Xanana Gusmão, Dilma Rousseff diz que Brasil quer ajudar Timor-Leste a se desenvolver

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Presidenta Dilma recebe o primeiro-ministro e ministro da Defesa do Timor-Leste, Xanana Gusmão Foto:Antonio Cruz/ABr

Agência Brasil

4 de março de 2011

Brasília — A presidenta Dilma Rousseff recebeu ontem (3) a primeira visita oficial de uma autoridade estrangeira, o primeiro-ministro do Timor-Leste, Xanana Gusmão. Depois de manter reunião privada com Xanana, ela afirmou que o Brasil quer ajudar o Timor-Leste “a superar o desafio do desenvolvimento econômico e da democracia”.

A presidenta lembrou que Brasil e Timor-Leste têm hoje 12 projetos em execução na área de cooperação técnica e outros 12 em negociação. Dilma citou a renovação do projeto que dá continuidade à formação de professores e o ensino de português por professores brasileiros enviados a Díli, capital do país.

Xanana agradeceu o apoio brasileiro e afirmou estar empenhado em manter a unidade no Timor Leste, que já enfrentou vários conflitos, e fazer o país avançar.

O Timor-Leste é o único país da Ásia e Oceania que tem o português como uma das línguas oficiais por ter tido Portugal como um dos países colonizadores.

Xanana está no Brasil em visita oficial entre os dias 2 a 5 de março, acompanhado de dois ministros (Educação e Negócios Estrangeiros) e de um secretário (Segurança).

Depois da visita a Brasília, ele segue para São Paulo, onde terá agenda hoje (4) e amanhã (5).

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati