Antigo líder comunista Hua Guofeng morre aos 87 anos

Fonte: Wikinotícias

Pequin, China • 22 de agosto de 2008

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Hua Guofeng, o sucessor do líder comunista chinês Mao Tsetung, morreu na tarde do dia 20 em Pequim aos 87 anos de uma doença não divulgada.

Nascido na província chinesa de Su Zhu Shanxi {hoje Shanxi) em 1921, Guofeng passou a ser um membro Partido Comunista aos 15 anos de idade. Pouco depois, ele se tornou conhecido por Mao Tsetung, em 1954 e como resultado subiu rapidamente através das fileiras do partido.

Depois conseguiu de Shun Enlai como o primeiro-ministro chinês, Guofeng foi escolhido após a morte de Mao como sucessor. Depois de se tornar presidente e primeiro-ministro do Partido Comunista chinês, ele acabou com a Revolução Cultural e teve o Bando dos Quatro (incluindo a última esposa de Mao, Jiang Qing) presos.

Um líder em vão, Hua teve o Congresso Nacional Popular, do Partido do Congresso PCC e de todas as escolas pendurarem retratos de Mao lado a lado com ele próprio em posições proeminentes. Hua também tentou mudar a letra do hino nacional chinês incorporarando Mao Tsetung, porém estas revisões foram rejeitadas.

Ele estava efetivamente afastado em 1978 como resultado de aderência de Deng Xiaoping cada vez mais forte ao Partido Comunista. Guofeng foi substituído como primeiro-ministro que termina em 1980 quatro anos de serviço.

Fontes