Angola e Congos à beira de uma crise político-diplomática

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

10 de outubro de 2009

Brasil


Uma crise político-diplomática poderá estar a desenhar-se nas relações históricas entre Angola e os Congos Brazaville e Kinshasa.

O problema começou com as diversas operações de repatriamento de alegados congoleses residentes em Angola ilegalmente, levadas a cabo nos últimos anos. O Congo-Brazaville, ordenou na última semana o encerramento das suas fronteiras com Angola. O caso ganhou outros contornos quando na sequência dessas acções de expulsão. Ocorreram cinco mortes entre cidadãos congoleses.

Os alegados maus tratos e violência dos actos de repatriamento, atribuídos a Angola, provocou a repulsa por entre a população e governo do Congo-Kinshasa. A resposta está a criar pânico entre as autoridades angolanas que buscam uma base de diálogo. Os contornos da situação com o nosso colaborador Panguinho de Oliveira.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati