Angola e Congos à beira de uma crise político-diplomática

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

10 de outubro de 2009

Brasil


Uma crise político-diplomática poderá estar a desenhar-se nas relações históricas entre Angola e os Congos Brazaville e Kinshasa.

O problema começou com as diversas operações de repatriamento de alegados congoleses residentes em Angola ilegalmente, levadas a cabo nos últimos anos. O Congo-Brazaville, ordenou na última semana o encerramento das suas fronteiras com Angola. O caso ganhou outros contornos quando na sequência dessas acções de expulsão. Ocorreram cinco mortes entre cidadãos congoleses.

Os alegados maus tratos e violência dos actos de repatriamento, atribuídos a Angola, provocou a repulsa por entre a população e governo do Congo-Kinshasa. A resposta está a criar pânico entre as autoridades angolanas que buscam uma base de diálogo. Os contornos da situação com o nosso colaborador Panguinho de Oliveira.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati