Angola Fala Só: Bilhete de Identidade General Martinho Ngola

Fonte: Wikinotícias
Angola.

Agência VOA

29 de outubro de 2014

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Martinho Ngola, general e Alto Comandante das Forças Armadas de Segurança e Estratégia da Defesa de Angola (FASEDA), um movimento criado a 28 de Novembro de 1977, é o convidado desta Sexta-feira, 31 de Outubro, do Angola Fala Só. Foi na Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) onde começou a sua carreira militar, mas três anos depois integrou as Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), onde os seus companheiros lhe deram o nome de guerra "Lacrau Ngola Yetu", porque as suas ordens eram sempre seguidas. A 27 de Maio de 1977 participou na chamada tentativa de golpe e hoje considera-se um sobrevivente do 27 que luta pelo seu reenquadramento e dos seus companheiros nas Forças Armadas Angolanas (FAA). A música de André Mingas cativa o seu espírito.

Nome: Martinho Ngola

Profissão: Presidente do PUPA

Data de Nascimento: 15 de Abril 1954

Local de Nascimento: Cubal, Benguela

Estado civil: Casado

Filhos: 5

Destino em Angola: Lubango, por causa clima e das pessoas e Cunene, de onde são os seus pais.

Lema de vida: Liberdade, Unidade, Paz, Democracia e Justiça Social

Curiosidades: Gosta de muito de batata frita, peixe frito e não come porco. Não gosta de danças nem de festas e não consome bebidas alcoólicas nem refrigerantes.

Hobbies: Praia e visitar museus.

Música: Gosta de música revolucionária e André Mingas cativa o seu espírito.

Detenções: A primeira detenção decorreu do 27 de Maio de 1977. Desde então já foi detido pelo menos nove vezes, acusado sempre de tentativa de golpe de Estado.

Lacrau Ngola Yetu diz que se fosse para fazer rebelião já o teriam feito e que apenas reclamam os seus direitos porque combateram pelo país, da mesma forma que actuais ministros, que foram seus colegas de carreira militar, também o fizeram.

A causa que defende: Reenquadramento das FASEDA dos Búfalos ACB2 nas Forças Armadas Angolanas. A FASEDA é um movimento político criado a 28 de Novembro de 1977.

O general quer também registar o PUPA como partido, que considera estar no exílio por não ser um partido reconhecido e que funciona actualmente como associação.

Referências Políticas: Nelson Mandela (primeiro presidente negro da África do Sul), George Washington (primeiro Presidente dos Estados Unidos), Kwame Nkrumah (primeiro presidente de Gana).

Onde estava no 11 de Novembro de 1975: Estava na Nigéria a fazer um curso de Ciências Políticas e Militares. Tinha sido enviado para aquele país pela FNLA com mais 24 elementos. Também fizemos a festa, mas não podíamos sair para Angola, porque tínhamos que terminar o curso.

Facebook: Martinho Ngola

Fonte