Angola: generais Dino e Kopelipa arguidos em caso de centenas de milhões de dólares
3 de outubro de 2020
Os generais angolanos Leopoldino do Nascimento “Dino” e Hélder Vicente Dias Júnior “Kopelipa” foram arguidos no caso que envolve a construção de imóveis por uma companhia chinesa.
Os dois generais, que na presidência de José Eduardo dos Santos eram considerados personalidades poderosas no país, vão ser ouvidos na terça-feira (6), “por haver fortes indícios de se terem beneficiado dos negócios que o Estado teve com a empresa China International Fund”.
Um fonte da Procuradoria Geral da República (RGP) afirmou que os dois já foram notificados e vão ser ouvidos “para lhes serem aplicadas as respetivas medidas de coação (penal)”.
No entanto, a mesma fonte acrescentou que os dois generais gozam de imunidades e não podem ser presos antes do despacho de pronúncia.
Em fevereiro deste ano, a PGR já havia apreendido em Luanda dois edifícios, com cerca de 25 andares, propriedades da empresa chinesa China International Fund (CIF).
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
- Angola: Generais Dino e Kopelipa arguidos em caso de centenas de milhões de dólares— VOA, 3 de outubro de 2020
![]() | A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Voz da América, que libera seus conteúdos sob domínio público. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|